A Amazônia acriana é bela. É uma verdadeira planície com pequenas ondulações, onde impera uma floresta gigantesca, densa, fechada, de um verde escurecedor. O solo úmido, praticamente o ano inteiro, recortada por milhares de rios e vertentes que alimentam este rico bioma, dando origem a diversos biótipos.
O sol raia forte todos os dias, como à acordar sua população de origem indígena e nordestina; e com o seu calor alimenta o imenso tapete verde, o que faz desta região um recanto de esperança e de beleza ao amanhecer, quando uma alvorada de pássaros coloridos saem em revoada a encantar os olhos de seus habitantes.
Aqui o céu está sempre cheio de nuvens, devido a evaporação das águas constantes em sua hidrografia, pois nesta região está o maior manancial de água doce do planeta. À noite o clima fica a menos, com uma brisa suave, e um céu estrelado, onde impera a constelação do Cruzeiro do Sul.
Durante os meses de maio à agosto, acontece o período mais seco, quando ocorre o fenômeno chamado friagem, ocasião em que a temperatura pode ficar em torno de 15 à 10 graus, o que propicia um maior aconchego entre as pessoas.
E assim, neste cenário de encanto e beleza, a população acriana vive, transforma e desenvolve seu querido torrão.
(TEXTO DO PROF. FREITAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário